29 janeiro, 2007

Os hormônios da vida.

- Mas essas são as torres gêmeas. - Pude observar o como era alto. Perguntei: - Não vão ser destruídas?
- A qualquer momento. - respondeu sorridente.
- E o que estamos fazendo aqui, voce é louco?.
- O que realmente voce está sentindo agora?.
- O como sou burro de dar ouvidos à voce nesse tempo todo.
- Neste exato momento, em teu mecanismo biológico, se processa inúmeros hormônios de defesa ou, de ataque.
- É dia e estou escutando barulho de avião - disse andando de um lado para o outro completamente apavorado.
- Voce não está me escutando, está? - Me seguia com os olhos enquanto falava calmamente.
- Voce tem idéia o como estes hormônios influenciaram a história da humanidade?.
- Não tá legal não. Minha orelha tá coçando. Vai acontecer alguma coisa.
- Encontramos em nossas estruturas determinadas proporções de substâncias químicas como o carbono, hidrogênio, enxofre, fósforo, potássio, sódio, ferro, cálcio, cloro, iodo, o bromo, arsênico, chumbo, zinco, estrôncio, flúor e muitos outros.
- Vai dizer agora que os humanos são pequenos ferro-velhos andantes.- Parei olhando pra ele que continuou:
- Todos interagindo formando hemoglobinas e aminoácidos numa engenharia genética formidável. Os hormônios que interagem em nossos atos são produtos de nossos anseios. O sexo e o poder sempre foram a alavanca do nosso idealismo e integridade, pelo menos quase sempre. Os nossos atos no decorrer da história sempre foram influenciados sistematicamente por impulsos químicos produzidos pelo nosso sistema cerebral almejando individualmente ora para o sexo ora para o poder. As maiores e mais importantes decisões da humanidade foram influenciadas por hormônios em um determinado momento. A fé, a religião e o surgimento de um deus ocasional tambem foram subordinados a essa química extraodinária criada pelo sistema linfático do organismo humano.
- Voce realmente é maluco.
- A evolução levou os seres humanos a desenvolver programações biológicas para que sejamos estimulados a sobreviver a diversas dificuldades do meio ambiente. Ou seja, através do tempo, o cérebro criou uma gama de hormônios para que o ser humano se adaptasse a dificuldades extremas. A oxitocina é a responsável por sentimentos de vínculo emocional.
- Oxitiperin...o que?
- A testosterona te dá ânimo para o sucesso de algo. A dopamina e a norepinefrina são hormônios que estimulam o organismo à sobrevivência em situações complexas de decisões vitais. A falta de serotomina influencia na sensação de bem estar. A química gerada por sentimentos diversos nos trai ou auxilia em momentos críticos. Reis e rainhas, mentores, criadores, oradores e profetas, governantes, todos tiveram o seu momento de decisões influenciados pelos seus hormônios de momento.
- voce deve estar brincando, isso não é hora...
Fui jogado ao chão a mais ou menos uns cinco metros de onde eu estava. Todo o arranha-céu balançou freneticamente. O barulho de uma grande explosão não me deixou dúvidas de que aquela era a hora que eu deveria partir. Atordoado pela queda, olhei ao lado e não ví ninguem. O cheiro de querosene com fio queimado inundou os meus pulmões. O pavor cresceu e explodiu em minha garganta num grito desesperador:
- PHAÍÍÍBEEE!!!

Nenhum comentário:

Saudações

A verdadeira religião, é a do coração.