27 fevereiro, 2007

A verdadeira religião

- Phaíbe, as pessoas costumam discutir bastante sobre religião. Voce já disse que o momento faz o "deus ocasional" mas, qual a religião mais certa digo, as guerras santas, árabes, judeus... Quem tem razão?.
Estávamos numa montanha com uma ampla e linda vista para o oceâno pacífico. Olhava as pessoas nas praias descontraidamente com suas crianças frenéticas que íam de um lado à outro: Pareciam pequenos brinquedos num cenário majestoso.
Alguma coisa riscou o horizonte de um lado à outro. Phaíbe respondeu:
- Nas grandes religiões, de todo o jeito, se vai para o inferno: Se acreditar em Jesus, os judeus com o sua torá, os recriminará; se não aceitar Maomé como o único profeta, o alcorão o punirá; se não aceitar Jesus como o único salvador, a bíblia o banirá. Afinal, o que é a religião se não um punhado de preceitos que nos limita a pensar. Pense e voce será julgado pelos três livros sagrados.
Podia ver que o volume do mar se acentuava no horizonte, ao contrário das margens que não havia mais ondas. As pessoas olhavam estranhamente a água se extinguindo rapidamente por toda a orla. Foi aí que me ví em pânico ao ver toda aquela parede d'água criando forma e se deslocando rapidamente para a multidão, que até então, não entendia o que estava acontecendo. Phaíbe continuou:
- A bíblia começa afirmando que Deus descançou no sétimo dia: Deus cansa?. Após Adão e Eva cometerem o pecado, se esconderam da face do criador que pergunta: "Onde estão?". Alguem pode esconder-se de Deus?.
- Voce tem a péssima mania de indagar assuntos em momentos críticos.
Ondas incrivelmente altas; uma maior do que a outra, varriam impiedosamente as pessoas que começavam a correr apavoradas. Um vento estranho e significativo bateu em meu corpo trêmulo. Pássaros voávam em bando como se soubessem o que havia por vir. Phaíbe continuou a falar na sua eterna calma:
- Deus afirma tambem, que jamais teria outro dilúvio como algoz de homens ímpios.
- Voce está misturando as estações.
- não estou não.
- E o que voce está querendo dizer com isso, voce não acredita em Deus?.
- Voce é que está misturando as estações. Deus existe, o que não existe é uma única e verdadeira explicação para a bíblia, a torá e o alcorão. Tenho certeza que o alcorão não está mandando matar ninguem quando diz: "olho por olho, dente por dente".
- O alcorão diz isso?.
- A idéia é essa. As pessoas lêem e as interpretam diferente uma das outras alegando que o criador ajuda na interpretação. Existe a possibilidade mas, com certeza, o matemático encontrará matemática na bíblia, o biólogo encontrará biologia, o poeta poesia e o ufólogo, discos voadores.
O mar invadia as casas, os hotéis e as estradas. As pessoas que eram engolidas por uma espuma escura, virávam pontos negros que dançavam de um canto a outro, dependendo da correnteza. Gritos e estrondos, faíscas nos fios, carros retorcidos e casas desmoronando, completavam a cena catastrófica e inimaginável, até então.
- Pense - continuou Phaíbe -, quando Ezequiel foi levado à Deus em sonho, ele pode ter visto um OVNI e não Deus em grande glória. Quando Sodoma e Gomorra explodiram, poderia ter sido uma explosão nuclear: Por isso que Ló e suas filhas saíram dos vales e foram para as montanhas, para fugirem dos ventos "malditos" ou, radiotivos. Os varões não ficaram inférteis e as mulheres que amamentávam, não sofreram?. As pragas no egito não poderiam ter sido o produto de uma erupção vulcânica e a abertura do mar vermelho, um tsunami?.
- Eu já li a respeito sobre as pragas quanto aos gases que avermelhávam as águas matando peixes, fazendo com que rãs saíssem em grandes números das águas. Gases vulcânicos que matam silenciosamente as pessoas: No caso dos primogênitos que na época dormíam no chão, e os outros, em lugares mais alto, fora do alcance dos gases.
A destruição se estendia por onde as vistas podiam ver. O mar, silencioso, observava de longe.
- Voce está começanco a pensar. - Disse Phaíbe.
- Mas, como é que José sabia quando e onde ía acontecer isso tudo?. Como é que ele sabia a hora exata que o mar lhe permitiria a passagem?.
- É aí que entra Deus.

Nenhum comentário:

Saudações

A verdadeira religião, é a do coração.